PR3SMA | Entre a Serra e o Mar

PR3SMA | Entre a Serra e o Mar

Este trilho começa e termina junto à Igreja de Santa Bárbara e tem a duração de cerca de 2h30m. O percurso inicia-se por um caminho inclinado, a Canada dos Atoleiros, que sobe até chegar a dois moinhos de vento em ruínas que já se encontram no lugar do Arrebentão.

Um pouco à frente volte-se à esquerda e logo depois à direita para um atalho de pé posto que dá acesso ao “Poço da Pedreira”, uma pedreira de onde era retirada a pedra para construção das típicas casas marienses.

Continuando o percurso podem observar-se as típicas casas de Santa Bárbara, com as suas chaminés, cores características e arquitetura rural. Um pouco à frente encontrará um desvio que o levará ao topo de uma colina que constitui um miradouro único sobre a Baía de São Lourenço. Depois de contemplar a magnífica vista deverá voltar para trás; continuando o trilho principal, chegará ao lugar do Norte.

Neste lugar encontrará a única ermida dos Açores com a fachada virada para Norte: a Ermida de Nossa Senhora de Lurdes. Depois de contemplar a ermida, desce-se pelo adro da mesma e entra-se num caminho de pé-posto que atravessa várias pastagens e continua por um caminho de terra batida que vai em direção ao vale dos Lagos.

Durante esta descida deverá fazer uma paragem para contemplar a Ribeira do Amaro e uma esplêndida cascata com cerca de 50m de altura. Continuando o trilho, descerá até à ribeira, que deverá atravessar com algum cuidado; subindo a encosta do vale, chegará ao lugar dos Lagos.

Depois de o atravessar, chegará ao lugar do Covão da Mula, onde se podem observar várias espécies vegetais e avícolas, além de desfrutar de uma bonita vista sobre o centro de Santa Bárbara. Poderá também observar os buracos de onde os habitantes de Santa Bárbara retiravam o barro para uso doméstico. Depois de descer mais umas dezenas de metros, chegará ao fim do trilho.

Consultar folheto do Trilho