PR1SMA | Costa Norte

PR1SMA | Costa Norte

Este percurso tem início no lugar das Feteiras de Baixo, junto à estrada regional, e termina nos Anjos. Começamos por descer o caminho rodoviário, que continua por uma canada em terra batida e calçada e que nos leva ao cume da encosta, de onde poderá contemplar o extenso mar. Prosseguindo à direita em direção à Baía do Raposo, siga a sinalética do percurso que lhe indicará a descida pela encosta.

Este trilho, muito utilizado como acesso aos pesqueiros da baía, foi utilizado outrora sobretudo para serviço dos moinhos de água, onde o moleiro transformava o cereal do agricultor a troco de algumas porções do produto final. Os dois moinhos encontram-se atualmente em ruínas.

A baía está classificada como Geossítio, onde a presença de escoadas lávicas, com disjunção colunar ou prismática no topo da encosta sul da Ribeira do Engenho, e a presença de conglomerados marinhos, terrestres e aluviões, manifestam a riqueza geológica da ilha.

Na subida da encosta, pode apreciar algumas espécies de flora natural como o pau-branco (Picconia azorica), a faia-da-terra (Morella faya) ou a cabaceira (Pericallis malvifolia); e espécies introduzidas como o incenso (Pittosporum undulatum), a cana (Arundo donax) ou a babosa (Agave americana); poderá também observar e ouvir algumas aves, como o milhafre (Buteo buteo rothschildi), o melro-preto (Turdus merula), o tentilhão (Fringilla coelebs moreletti), a estrelinha (Regulus regulus sanctae-mariae), o canário-da-terra (Serinus canaria) ou a caixinha/pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula).

No regresso ao topo da encosta, prossiga o trilho por uma densa área florestal que o conduzirá ao Barreiro da Faneca, o qual deverá ser contornado pela sua margem esquerda.

Nesta zona poderá notar um terreno árido e argiloso de declives suaves e densidade de drenagem reduzida, implantado numa escoada lávica muito alterada do Complexo do Pico Alto.

A sinalização guiá-lo-á em direção à Baía da Cré, também classificada como Geossítio pelas suas arribas altas e declivosas. Prossiga a caminhada até chegar ao lugar dos Anjos, onde a história do povoamento da ilha de Santa Maria está marcada pela presença de uma pequena ermida, provavelmente o primeiro templo cristão dos Açores, e pela estátua do navegador Cristóvão Colombo.